segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Impressões do 12º EWD

Este post está sendo escrito para deixar minhas impressões do 12º Encontro de Web Designers que aconteçeu no sábado dia 18/08 aqui em Brasília.

Primeiro quero deixar aqui meu desapontamento com as turmas de Sistemas para Web da NDA-Facnet, que faço parte.
Não vi ali nenhum grupo, apesar de a organização do evento ter procurado a faculdade e ofereçido um belo desconto para organizar um grupo de alunos.

Vi grupos do mesmo curso dos alunos do SENAC e da Isaac Newton. Uma pena, oportunidades assim são raras e não devem ser desperdicadas, acho que a faculdade está focando DEMAIS na parte de programação e deixando de lado o lado do design, que é muito importante e atrai a maioria dos iniciantes, vai ver que foi por isso o desinteresse de 99,9% dos alunos.

Sobre o encontro:
Eu estive em todas as 5 edições anteriores do encontro aqui na cidade e acho que diante dessa experiência, posso escrever um comparativo.

Os estandes dos patrocinadores: Terrível, fraco, desanimado, sem graça ou atrativos.
Em edições passadas tinha mini-golfe, game interativo, brincadeiras, modelos entregando folders, animação e brindes.
Dessa vez tinha apenas um boné da Verisign e um cofrinho tosco de papelão de uma empresa de sistemas digitais de envio de boletos... fraco mesmo.
O tradicional bloco de anotações do Terra com a caneta laranja estavam presentes, assim como o estande da arteccom vendendo camiseta do encontro (comprei a minha) e assinatura da revista webdesign, não fiz pq já preenchi esse cadastro 3x e nunca entraram em contato, acho que não vale a pena ficar me desgastando indo atrás de uma empresa que não quer me vender a revista né?
O pior estande foi o da Locaweb, tinha uns folders toscos e só, logo na Locaweb que era sempre o mais divertido!!! Broxante.

As palestras:
Começaram com um cara da Baião de Dois, mas me pareçe que o cara é só um playboy rico que abriu a empresa, pareçe não entender muito nem de webdesign nem de programação, não acrescentou muita coisa e a palestra dele foi rápida e simples, o ponto alto foi quando ele falou do case da empresa dele pro novo portal do BB, que aliás ficou espetacular, eu gostei da visão dele sobre como as mídias que acessam conteúdo estão mudando.
Logo em seguida, entrou o sócio desse cara da Baião de Dois, meio nerd, pareçe sacar bem de programação e falou um monte sobre usabilidade e estética padrão, defendeu muito o CSS e o W3C, falou sobre os projetos e mostrou um ou outro vídeo engraçadinho, tbm falou bastante sobre o acesso em outras mídias e reforçou a visão de que devemos nos preparar para um futuro próximo onde o conteúdo e o design devem estar cada vez menos "linkados".

Não concordo muito com a idéia, mas não vou dizer que não concordo com eles, conteúdo é feito pra ser acessado mesmo, sei lá... vamos ver o que o futuro nos reserva.

Intervalo pro rango e vamos pra segunda parte das palestras.

Bem, todo mundo meio sonolento, sabadão, 2 da tarde, até o palestrante meio lerdo..rs... nem vi muito a palestra do cara, quando ele falou que era de Campinas e que não conheçia direito a cidade me deu sono e fiquei viajando lá, não sei sobre o que era a palestra, mas teve um doido de um psicólogo que ficou debatendo com ele sobre usar um site em flash que foge dos robôs de busca, coisa besta, mas me chamou a atenção pela insitência do cara, pô..se vc quer ser achado pelo google pelo o que vc escreve no seu banco de dados, não usa flash e pronto, tomá no c* tem cada imbecil por aí viu?
Ai veio o André Mattarazo, logo de cara, ele tem uma tatto monstra na cabeça... só dai já dá pra tirar o tanto que o cara é malucão e inovador né?
Meu, abriu o mac dele e começou a mostrar os projetos, sem firula, sem enrrolação!
Não fiquei muito tempo pq já tava de saco cheio, mas o pouco que eu vi ajudou muito pra entender a proposta atual de que menos é mais, dá pra fazer um desing clean, legal, inovador e mesmo assim, acessível.

Foi bacana o encontro, gostei muito de ter ido e não perco o próximo.

Ha detalhe, participação nota 10, auditório lotado, gente de todo tipo, playboy usando roupitcha de marca, clubber, metaleiro..de tudo um pouco..mto bom a diversidade da galera na área.

Colegas de sala, a maioria deve pagar a própria mensalidade né? Parem de achar que vão aprender tudo na faculdade viu? Se conselho fosse bom a gente vendia, mas eu se fosse vocês estudava por fora, compareçia a esse tipo de evento e mostrava mais interesse em WEB, mercado é saturado mas tem espaço pra gente boa, olhem pra mim, tô nisso a 8 anos e nunca fiquei sem trabalho!

É isso, até a próxima

Nenhum comentário: